Como
destacou Vygotsky, é sumamente relevante para o desenvolvimento humano o
processo de apropriação, por parte do indivíduo, das experiências presentes em sua
cultura. O autor enfatiza a importância da ação, da linguagem e dos processos
interativos na construção das estruturas mentais superiores (VYGOTSKY, 1987). O
acesso aos recursos oferecidos pela sociedade, escola, tecnologias, etc.,
influencia determinantemente nos processos de aprendizagem da pessoa.
Entretanto, as limitações do indivíduo com deficiência tendem a
tornar-se uma barreira a este aprendizado. Desenvolver recursos de
acessibilidade seria uma maneira concreta de neutralizar as barreiras causadas
pela deficiência e inserir esse indivíduo nos ambientes ricos para a
aprendizagem, proporcionados pela cultura.
Outra dificuldade que as limitações de interação trazem consigo são os
preconceitos a que o indivíduo com deficiência está sujeito. Desenvolver
recursos de acessibilidade também pode significar combater esses preconceitos,
pois, no momento em que lhe são dadas às condições para interagir e aprender,
explicitando o seu pensamento, o indivíduo com deficiência mais facilmente será
tratado como um "diferente-igual"... Ou seja, "diferente"
por sua condição de pessoa com deficiência, mas ao mesmo tempo
"igual" por interagir, relacionar-se e competir em seu meio com
recursos mais poderosos, proporcionados pelas adaptações de acessibilidade de
que dispõe. É visto como "igual", portanto, na medida em que suas
"diferenças", cada vez mais, são situadas e se assemelham com as
diferenças intrínsecas existentes entre todos os seres humanos. Esse indivíduo
poderá, então, dar passos maiores em direção à eliminação das discriminações,
como conseqüência do respeito conquistado com a convivência, aumentando sua
auto-estima, porque passa a poder explicitar melhor seu potencial e
pensamentos.
É sabido que as novas Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs vêm se tornando, de forma crescente, importantes instrumentos de nossa cultura e, sua utilização, um meio concreto de inclusão e interação no mundo (LEVY, 1999).
Essa constatação é ainda mais evidente e verdadeira quando nos referimos
as pessoas com deficiência. Nesses casos, as TICs podem ser utilizadas ou como
Tecnologia Assistiva, ou através de Tecnologias Assistivas.
Utilizamos as TICs como Tecnologia Assistiva quando o próprio
computador é a ajuda técnica para atingir um determinado objetivo. Por exemplo,
o computador utilizado como caderno eletrônico, para o indivíduo que não
consegue escrever no caderno comum de papel.
Por outro lado, as TICs são utilizadas através de Tecnologias
Assistivas, quando o objetivo final desejado é a utilização do próprio computador,
para o que são necessárias determinadas ajudas técnicas que permitam ou
facilitem esta tarefa.
Por exemplo, adaptações de teclado, de mouse, software especiais,
etc. Definindo, Tecnologia Assistiva é toda e qualquer ferramenta ou
recurso utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independência e
autonomia à pessoa com deficiência.
O objetivo da Tecnologia Assistiva é:
"Proporcionar à pessoa portadora de deficiência maior
independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação da
comunicação, mobilidade, controle do seu ambiente, habilidades de seu
aprendizado, competição, trabalho e integração com a família, amigos e
sociedade."... "Podem variar de um par de óculos ou uma simples
bengala a um complexo sistema computadorizado". (http://www.clik.com.br/ta_01.html).
Vivemos a era da revolução tecnologica. Apresenta seu lado positivo,com emprego no comércio, indútrias,mas vejo que gera uma grande oportunidade aos portadores de certas deficiências,pois estes inclusos ,podem pesquisar e interagir com outras pessoas,de qualquer parte do mundo.As informações estão a disposição de todos,basta busca-las
ResponderExcluirMuito legal esta postagem. As tecnologias assistivas auxiliam não só os deficientes mas pessoas vítimas de qualquer tipo de acidente.
ResponderExcluirSABEMOS DA IMPORTANCIA DAS TECNOLOGIAS PARA NOSSOS ALUNOS E MELHOR AINDA E SABERMOS QUE NOSSOS ALUNOS INCLUSOS ESTAO TENDO A OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR E MOSTRAR SUAS HABILIDADES.
ResponderExcluir