Pesquisa destaca computadores e celulares como prediletos do
público infantil
Indicadores revelam que a escola é o principal local onde as
crianças adquirem habilidades no uso do computador, mas alertam que o acesso à
internet no ambiente de ensino ainda é restrito.
De que forma as crianças brasileiras de 5 a 9 anos estão se
apropriando e utilizando as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação)? É
fato que os representantes dessa faixa etária adotaram as telas digitais como
companheiras inseparáveis e demonstram enorme capacidade intuitiva de interagir
com computadores e celulares, diferentemente dos adultos, que constantemente
recorrem aos manuais de instrução dos aparelhos para manuseá-los.
Avaliar a posse
e o uso das tecnologias por esse público específico foi o mote para a
realização da 1ª Pesquisa sobre Uso das Tecnologias da Informação e da
Comunicação por Crianças no Brasil — TIC Crianças, conduzida pelo Centro de
Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), núcleo
vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O estudo foi
apresentado ao público no último dia 7/10, em São Paulo.
O que dizem as
crianças: computador, internet e celular
Os indicadores da
pesquisa apontam a escola como local propício à incorporação de conhecimento em
tempos de cultura digital. As habilidades para uso do computador originam-se
principalmente nas instituições educacionais. A maior parte das crianças
mencionou ter aprendido a utilizar a tecnologia no local de ensino, porém, o
acesso à internet ainda é restrito: somente 14% citaram a escola como o lugar
onde utiliza o ambiente virtual com mais frequência. Alexandre Barbosa, gerente
do CETIC.br, analisa: “A escola é o principal local para aquisição das
habilidades do computador e da internet; entretanto, o uso da internet nesse
local ainda é relativamente baixo. Além de ensinar informática para as
crianças, é preciso fazer com que professores e coordenadores pedagógicos
incorporem o uso das TIC nos processos pedagógicos”.
Na internet, as
atividades lúdicas foram as mais citadas pelas crianças. Segundo as
entrevistas, 97% das crianças utilizam a rede para jogar. Entre as demais
atividades investigadas, 55% das crianças disseram que usam a internet para
brincar em sites que têm desenhos como aqueles que estão acostumadas a assistir
na TV. Cerca de 30% das crianças afirmaram participar de alguma rede social.
Quando os computadores não estão conectados à web, as crianças utilizam o
equipamento, principalmente, para desenhar (80%), escrever textos (64%) e ouvir
música (64%).
O telefone móvel
assume papel de protagonista na vida das crianças. O uso do celular supera o
uso do computador e é uma das tecnologias mais presentes no cotidiano das
crianças de 5 a 9 anos: 65% já usaram um aparelho e 14% possuem um. O telefone
móvel é usado principalmente para o jogo (88%), seguido pelo uso do aparelho
como ferramenta de comunicação: 64% declararam ter ligado para alguém. Ouvir
música (60%) também é uma atividade importante para as crianças que usam o
celular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário