Internet é um conjunto de redes de
comunicação e informação, atualmente disponíveis em quase todo o planeta, que
permite a seus usuários encontrar todo tipo de conhecimento, comunicação e
diversão, além de realizar compras, fazer consultas etc.
O nascimento da Internet aconteceu na
década de 1960 com a finalidade de manter as comunicações institucionais e
políticas nos Estados Unidos em caso de uma possível guerra. Porém, a
experiência foi tão frutífera que, desde a primeira demonstração pública, em
1972, a ferramenta foi se aperfeiçoando até alcançar aquilo que hoje conhecemos
como Internet.
Atualmente, crianças e "não tão
crianças" utilizam essa ferramenta diariamente, para trabalhar, aprender,
se comunicar ou se divertir. Existem mais de 24 bilhões de páginas na web no
mundo todo, e diariamente são realizadas mais de 200 milhões de buscas na
Internet. Frente a tudo isso, é fundamental conhecer as ferramentas e serviços
existentes na rede para orientar a navegação de crianças e adolescentes.
Hábitos de
Consumo da Geração Interativa
• Tempo
Cada vez
mais, as crianças dedicam parte do seu tempo livre a navegar na rede, em busca
de entretenimento.
• Companhia
Embora
muitas crianças acessem a Internet na companhia de adultos, a maioria navega
sozinha.
•
Localização
É cada vez
maior o número de crianças com computador no seu quarto ou no de algum irmão.
• Conteúdos
A grande
maioria das crianças que acessam a Internet buscam diversão e entretenimento.
Os mais solicitados: videogames e páginas que permitem manter ou aumentar sua
rede social, como salas de bate–papo, messenger, comunidades virtuais etc.
•
Multitarefa
A Internet
permite interagir com outras telas. Ao mesmo tempo em que se acessa a web,
pode-se assistir televisão, usar o celular, jogar videogames ou até fazer as
lições de casa.
• Percepção
do meio
As crianças
pensam que sabem mais do que todos em casa sobre a Internet. Ninguém ensinou a
elas como usá-la, por isso se consideram os experts da família. A grande
maioria das crianças que usam a web são conscientes de que se trata de algo
muito útil. No entanto, nem todos a consideram imprescindível. Alguns chegam a
vê-la como um capricho.
Oportunidades
Limitando-nos somente ao âmbito educativo,
a Internet permite instruir-se de maneira divertida. Além do mais, facilita a
participação dos pais e dos filhos em atividades conjuntas. A contínua atitude
de busca que deve manter a criança frente à Internet pode favorecer sua
curiosidade pelo conhecimento e seu desenvolvimento intelectual.
Por último, ela permite que a criança
elabore seus próprios conteúdos: criar um blog, participar de uma rede social
adequada à sua idade, manter um site na web etc., o que fomenta sua
criatividade e sua responsabilidade.
Riscos
Os riscos podem ser reunidos em três
níveis: a exposição a conteúdos nocivos, a excessiva carga horária dedicada e a
possibilidade de contatar pessoas potencialmente perigosas para sua integridade
física ou psíquica. A Internet põe ao alcance das crianças, com grande
facilidade, páginas cujos conteúdos são inadequados, inclusive para adultos –
muitas delas, no limite da legalidade.
O poder de atração da ferramenta faz com
que muitas crianças usem seu tempo livre para se conectar à Internet, em
detrimento de outras opções como dormir, se relacionar com seus familiares e
amigos ou participar de outras atividades destinadas ao ócio (escutar música,
ler um bom livro, praticar algum esporte etc.).
A facilidade e a gratuidade de muitas
páginas destinadas à comunicação dos internautas pode impedir a comunicação
direta e cara a cara entre as pessoas, ao mesmo tempo em que facilita o contato
com desconhecidos. E isso pode ser perigoso.
Alguns
conselhos
Seja o
primeiro navegante: acesse a rede e descubra todas as suas possibilidades.
• Seja você
a referência
Eles usarão
a Internet da mesma forma que você.
• Uso
conjunto
Navegue com
seus filhos: mostre a eles suas muitas utilidades. Partilhe com eles a seleção
de conteúdos. Se alguma coisa chamar sua atenção ou surpreendê-los, a melhor
atitude é que vocês analisem juntos.
• Mais vale
prevenir
Advirta seus
filhos sobre as armadilhas mais comuns na Internet: eles nunca devem fornecer
dados pessoais ou familiares, responder mensagens de origem desconhecida,
combinar encontros com pessoas que conheceram na Internet etc.
• Cada coisa
no seu lugar
Coloque o
computador em um lugar da casa a que todos tenham acesso. Se estiver no quarto
do filho, você não vai poder acompanhar o uso.
Use algumas
ferramentas técnicas para assegurar a melhor qualidade possível aos conteúdos
acessados em sua casa, aos aplicativos e ao tempo dedicado à navegação (filtros
de conteúdo, bloqueio de aplicativos, software de controle de tempo). Todos vão
agradecer.
• Seja um
“cibersentinela”
Se você
encontrar conteúdo ilegal, denuncie em alguma das páginas destinadas a isso.
• Internet é
um meio, não é um fim
Não há
sentido em se conectar sem saber para quê: uma navegação sem rumo costuma
provocar muitos naufrágios.
O que você
pode fazer para que sua casa seja um lugar tecnologicamente responsável?
Em
quase todos os momentos do dia interagimos com uma tela digital em nossa casa e
em nossa vida. Vemos televisão, falamos ao telefone, enviamos SMS, abrimos
emails, acessamos à Internet para buscar informação... é uma grande
oportunidade que facilita nossas vidas tanto no âmbito do trabalho como nos
momentos de descanso, na comunicação etc.
Já nos acostumamos com as telas digitais
como parte de nossa vida, mas em algumas ocasiões ainda não nos damos conta da
importância de fazer uso responsável delas. Temos consciência de desligar a luz
quando saímos de casa, por exemplo, entretanto, nem sempre desligamos a
televisão quando saímos da sala de estar para preparar algo para comer.
Conseguimos entender que a partir de uma determinada hora não devemos ligar para
o telefone fixo de uma casa para não interromper o descanso alheio, mas não
pensamos o mesmo se a chamada for para um telefone celular. Assim, nos ocorre a
pergunta "que exemplo de lar queremos dar à sociedade do futuro, às nossas
crianças e aos adolescentes de hoje?".
Desde já fazemos a primeira proposta:
criar um espaço para guardar os celulares desligados. Ao chegar em casa, assim
como temos um lugar para colocar as chaves, por que não dispor de um espaço
onde os membros da família possam deixar os celulares desligados? Assim
desfrutaremos de um momento do dia sem interrupções. Qual a sua proposta?
Ajude-nos a criar um lar tecnológico para todos por meio da discussão sobre o
tema.
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